Afinal, o que é a Bolsa de Valores?

5
83
Pregão presencial Bovespa
- Anúncios -

Você já ouviu alguém comentar que investe na Bolsa e ficou se perguntando…

Afinal, o que é a Bolsa de Valores?

Nada mais é do que um local em que é possível comprar partes de empresas – ações – ou partes de empreendimentos imobiliários – Fundos Imobiliários – ou outros tipos de ativos, como moedas, commodities, derivativos, entre outros.

Criada justamente com o propósito de facilitar esse processo de compra e venda de ativos, a Bolsa tem o papel de garantir que o investidor receberá a ação por ele comprada. Ou, da mesma forma, que receba o dinheiro quando da venda de uma ação.

Uma boa analogia que pode ser feita é considera-la como uma feira onde há pessoas querendo comprar produtos e pessoas querendo vender produtos. Mas neste caso, os produtos são ações de empresas, por exemplo.

De fato, as Bolsas de Valores pareciam muito com feiras, onde os negociantes/corretores ficavam presencialmente, nos chamados pregões viva-voz, dando ordens de compra e/ou venda.

BM&F pregão presencial

Hoje em dia não existe mais toda essa gritaria, já que as negociações são feitas de forma online através das corretoras digitais. São essas corretoras que hoje fazem a função de “ligar” para a Bolsa e avisar que um investidor quer negociar uma ação.

E é por causa dessa mudança na forma de negociação que atualmente está muito mais fácil investir, pois dá para enviar ordens de compra ou venda utilizando o próprio computador, no conforto de casa ou do trabalho.

- Anúncios -

Mas espere aí!

Não é porque a operação e o acesso ao investimento ficaram mais fáceis que você pode já ir investindo em qualquer coisa e de qualquer jeito…

Para investir na Bolsa é preciso ter conhecimento…

Lembre-se que investir em ações, por exemplo, é investir em empresas. Empresas realmente são ótimas! São elas que geram emprego, geram riquezas e giram a economia… Ter parte de uma empresa e participar dos lucros dela é um ótimo investimento.

Mas empresas também estão sujeitas e tomar prejuízos, enfrentar crises econômicas, brigar com um concorrente por uma fatia maior do mercado e sair perdedora dessa disputa…

Então… Antes de começar a investir lembre-se de sempre, sempre, sempre procurar entender quais são os riscos envolvidos em determinado investimento e só invista naquilo que você já consegue entender como funciona, ok?

Assim, quando alguém comenta que investe na Bolsa nada mais é do que investir em ativos que são comercializados na Bolsa de Valores e o ativo mais popular entre investidores na Bolsa são as ações.

Agora que você sabe o que é a Bolsa, é hora de entender como funciona a nomenclatura de ações e também ver porque investir na Bolsa de Valores

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui