Você muito provavelmente já deve ter ouvido falar em investir em ações… Mas já parou pra pensar no que é uma ação?
Em síntese, uma ação nada mais é do que a menor parcela do capital social de uma empresa. E quem detém uma parcela desse capital social é um sócio dessa empresa.
Logo, é exatamente por isso que um acionista é chamado de sócio.
Isso, claro, no limite das ações possúidas.
Nesse sentido, se você tiver 1 ação de 10.000.000 de ações da empresa, você é um sócio desta empresa sim. Entretanto, a sua participação na sociedade dessa empresa é muito pequena.
Não somente, os investidores podem comprar e vender ações no mercado de valores mobiliários.
Sendo assim, é justamente por isso que ações são valores mobiliários.
Mas, porque as empresas disponibilizam ações?
Em síntese, as companhias vendem suas ações na Bolsa de Valores com o objetivo de levantar dinheiro para injetar em seus negócios.
Esse é um dos motivos pelo qual quem compra uma ação é chamado de investidor.
Quando empresas disponibilizam suas ações para venda, ou seja, quando serão vendidas pela primeira vez, temos uma Oferta Pública Inicial. (Ou IPO do inglês Initial Public Offering)
Neste caso o dinheiro vai diretamente para as companhias, e as ações vão para os investidores. E esse fluxo de dinheiro, de investidores para empresas, caracteriza o que chamamos de mercado primário.
Dessa forma, após uma abertura de capital através de IPO’s, as companhias se dividem em milhares de pequenas partes, as ações, que representam a menor fração de capital da empresa.
Como dito, as ações são quotas de uma companhia e quem a adquire se torna sócio/acionista da mesma, passando inclusive a compartilhar o risco do negócio proporcionalmente à quantidade de ações.
Acionista: olho e atitude de dono
E, sabendo que ao adquirir ações você está se tornando sócio de uma empresa… Passe a enxergá-la como sua propriedade! Ou seja: se você é dono de ABEV3, só tenha cerveja ambev no seu churrasco de domingo!
(E se você como consumidor prefere a sandália A ao invés da B… Porque é que está inventando de comprar ações da empresa B ao invés da A?!?)
Agora que você já sabe o que é uma ação… Descubra porque ela é um dos meus investimentos preferidos!