Afinal, o que é uma ação?

3
305
Investidora e modos de análises
- Anúncios -

Você muito provavelmente já deve ter ouvido falar em investir em ações… Mas já parou pra pensar no que é uma ação?

Em síntese, uma ação nada mais é do que a menor parcela do capital social de uma empresa. E quem detém uma parcela desse capital social é um sócio dessa empresa.

Logo, é exatamente por isso que um acionista é chamado de sócio.

Isso, claro, no limite das ações possúidas.

Nesse sentido, se você tiver 1 ação de 10.000.000 de ações da empresa, você é um sócio desta empresa sim. Entretanto, a sua participação na sociedade dessa empresa é muito pequena.

Não somente, os investidores podem comprar e vender ações no mercado de valores mobiliários.

Sendo assim, é justamente por isso que ações são valores mobiliários.

Mas, porque as empresas disponibilizam ações?

Em síntese, as companhias vendem suas ações na Bolsa de Valores com o objetivo de levantar dinheiro para injetar em seus negócios.

Esse é um dos motivos pelo qual quem compra uma ação é chamado de investidor.

- Anúncios -

Quando empresas disponibilizam suas ações para venda, ou seja, quando serão vendidas pela primeira vez, temos uma Oferta Pública Inicial. (Ou IPO do inglês Initial Public Offering)

Neste caso o dinheiro vai diretamente para as companhias, e as ações vão para os investidores. E esse fluxo de dinheiro, de investidores para empresas, caracteriza o que chamamos de mercado primário.

Dessa forma, após uma abertura de capital através de IPO’s, as companhias se dividem em milhares de pequenas partes, as ações, que representam a menor fração de capital da empresa.

Como dito, as ações são quotas de uma companhia e quem a adquire se torna sócio/acionista da mesma, passando inclusive a compartilhar o risco do negócio proporcionalmente à quantidade de ações.

Acionista: olho e atitude de dono

E, sabendo que ao adquirir ações você está se tornando sócio de uma empresa… Passe a enxergá-la como sua propriedade! Ou seja: se você é dono de ABEV3, só tenha cerveja ambev no seu churrasco de domingo!

(E se você como consumidor prefere a sandália A ao invés da B… Porque é que está inventando de comprar ações da empresa B ao invés da A?!?)

Agora que você já sabe o que é uma ação… Descubra porque ela é um dos meus investimentos preferidos!

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui