Existem várias bolsas de valores espalhadas pelo mundo, que variam em tamanho e volume de capital negociado, e formam o mercado financeiro global.
Dessa forma, nesse artigo vamos dar uma olhada nas principais bolsas de valores do mundo.
O que é uma bolsa de valores?
Resumidamente, as bolsas de valores são um mercado organizado para a compra e venda de ações, títulos e outros valores mobiliários com o propósito de tornar cada vez mais eficiente os processos de se investir na economia.
Desse modo, as Bolsas de Valores funcionam justamente como intermediárias entre investidores e empresas.
Sendo assim, as bolsas de valores podem servir como indicador para avaliar a economia de um país. Isso, pois, porque o crescimento do mercado financeiro alavanca a economia, favorecendo o crescimento econômico, o aumento de empregos, de produção e diversos outros fatores.
Tradicionalmente, as bolsas de valores eram edifícios físicos em cada país de operação, mas com a mudança para o meio eletrônico muitas fecharam seus pregões e mudaram para plataformas on-line.
Dessa forma, com o advento da tecnologia e desenvolvimento dos meios de comunicação, há uma maior aproximação entre as bolsas de valores e investidores de todos os lugares do mundo.
Com a modernização, as maiores bolsas cresceram mais do que nunca, alcançando capitalizações de trilhões de dólares no mercado e milhões de investidores.
Assim sendo, vamos conhecer as principais bolsas de valores do mundo

1 – Bolsa de Nova York – NYSE (Estados Unidos)
2 – NASDAQ (Estados Unidos)
3 – Bolsa de Tóquio (Japão)
4 – Bolsa de Shanghai (China)
5 – Bolsa de Hong Kong (Hong Kong, China)
6 – Bolsa de Londres (Inglaterra)
7 – EURONEXT (Holanda, Bruxelas, Paris, Lisboa, Dublin)
8 – Bolsa de Shenzhen (China)
9 – Bolsa de Toronto (Canadá)
10 – Bolsa de Frankfurt (Alemanha)
Capitalização de Mercado
Em suma, capitalização de mercado é uma estimativa do volume de ativos negociados em uma Bolsa de Valores. Nesse sentido, corresponde ao valor total das ações, títulos e outros valores mobiliários negociados nela.
Portanto, o valor de capitalização de mercado de uma Bolsa de Valores é obtido somando a cotação de todos os seus ativos negociados.
Desta maneira, a capitalização de mercado é utilizada como um indicador das atividades financeiras em determinada economia. Em outras palavras, quando a capitalização de mercado de uma bolsa de valores é alta, isso significa que é o mercado financeiro dessa economia também é alto.
As 10 Bolsas de Valores com a maior capitalização de mercado
No gráfico abaixo, estão as 10 maiores Bolsas de Valores em capitalização de mercado, em milhões de dólares:

Dados analisados em maio de 2019.
Leia a seguir:
Guerra Comercial EUA x China e como ela afeta o mundo todo
Impeachment de Trump: como fica o mercado?
Maneiras de se investir no exterior estando no Brasil