Como as ações pagam dividendos

0
27
- Anúncios -

Como as ações pagam dividendos? Você sabe o que são ações? Sabe o que são dividendos? Sabe como ambos funcionam? Ou então, sabe como as ações realizam o pagamento para os dividendos.

Saber a resposta para essas mesmas questões, pode não ser uma tarefa tão fácil, principalmente se você não apresenta conhecimento sobre esse assunto.

Por esse ser um tema, que gera muitas questões, neste artigo você terá acesso a informações, que poderão te ajudar a encontrar a resposta para as mesmas.

E para que possamos explicar tudo de forma organizada e principalmente explícita, vamos mostrar as mesmas em tópicos. Leia as dicas que serão fornecidas pelo site Ciano Investimentos.

Informações sobre os dividendos:

Poderá ser encontrado a seguir, as seguintes informações:

  • O que são os dividendos;
  • Como eles funcionam;
  • Como o pagamento feito por ações funciona;
  • Quais são os tipos de dividendos;

Portanto, se você apresenta interesse em saber alguma das informações que foram citadas a cima, veja a seguir as dicas mais importantes sobre como as ações pagam dividendos.

 

O que são os dividendos e como os mesmos funcionam?

Bem, de uma forma bem resumida, os dividendos são basicamente uma certa parte dos lucros de uma empresa.

Esses lucros são distribuídos de forma igual para os seus acionistas como um tipo de remuneração.

E é por esse mesmo motivo que a maior parte das empresas que são mais estáveis realizam a distribuição de seus dividendos.

Com esse tipo de negociação, as empresas encontraram uma forma de chamar a atenção dos investidores que apresentam interesse nos dividendos.

Mas como os dividendos são calculados?

Sabendo que dividendos nada mais são do que uma parte do lucro que é distribuida aos acionistas da empresa, o cálculo é feito a partir da necessidade de ter aquele dinheiro na empresa para futuros projetos ou não.

 

Como as ações pagam dividendos

Existem algumas formas de realizar esse pagamento. A primeira forma pode até parecer óbvia para alguns, que é com dinheiro mesmo.

Dessa forma, o dinheiro cai na conta da corretora do acionista. Para tanto, é necessário fazer uma redução forçada no preço das ações. Assim, uma empresa que está sendo negociada a 10 reais e você tem direito a 1 real de dividendo, a mesma passará a valer 9 e 1 real cairá líquido na conta.

A segunda forma é como bonificação de ações. Ou seja, em vez da empresa desfazer do caixa dela, os acionistam aumentam suas posições na empresa.

Isso quer dizer que ao invés de um certo investidor receber o valor em dinheiro, ele recebe com mais ações pertencentes aquela empresa.

Assim, a empresa não fica sem dinheiro pra novos projetos e, se o acionista precisar do dinheiro líquido, basta vender alguma de suas ações.

- Anúncios -

Uma coisa que muitos não sabem, é que você não precisa apresentar medo em relação a esse processo.

Mesmo que o número de ações que esse investidor apresenta aumenta, isso não resulta em nenhum efeito de imediato, em relação ao valor total que cada ação desse investidor apresenta.

É valido lembrar que para que esse pagamento aconteça, irá depender da quantidade de ações que o investidor possui atualmente.

Quais são os outros tipos de dividendos?

Ao contrário do que muitos penam, existem muitos tipos de dividendos que serão mostrados a seguir:

 

Juros sobre capital próprio:

Como você já sabe, dividendo é parte dos lucros de uma empresa que deve ir para o acionista. Porém, e aquele dinheiro que não foi para o acionista? fica por isso mesmo?

é aí que entram os Juros Sobre Capital Próprio, ou JCP, ou JSCP. Esse juros é pago em cima daquele capital que não foi distribuido. Acaba sendo uma espécie de dividendo, mas uma das principais diferenças entre eles, além da base de cálculo, é que nesse o imposto é cobrado na fonte e o dividendo não é cobrado.

Especial:

Realizar o pagamento é um ponto que está fora da agenda de dividendos.

Isso significa que basicamente, nessa opção o pagamento não é o principal foco.

E para que isso aconteça, existem muitos motivos.

Como por exemplo:

Uma certa empresa registra um aumento em seu caixa, após ter realizado a venda de uma parte do mesmo e assim, realizar o compartilhamento desse mesmo ganho.

 

Direitos de subscrição:

Nessa opção, acontece quando uma certa empresa emite mais ações e a mesma pode conceder aos seus acionistas esse tipo de provento.

Assim, os mesmos podem realizar a compra de ações, antes mesma delas irem para o mercado.

E na maioria das vezes, essas mesmas ações, apresentam um valor muito mais baixo do que os valores que são encontrados no mercado em que as mesmas são negociadas.

Então, as pessoas que realizam a compra das ações antes mesmo delas irem para o mercado, saem no lucro, pelo fato de terem pagado muito menos nelas.

- Anúncios -
Lucas Souza é Empreendedor e Investidor há mais de 10 anos. Engenheiro eletricista pela USP, possui MBA em finanças pelo IBMEC e tem extensão em finanças University of Michigan. É o fundador da CIANO Escola de Finanças e Investimentos, Vice Presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários e também representa o Brasil na aliança Jovem Empreendedora do G20 pela CONAJE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui