Você sabe o que são ações? Sabe como funciona os alugueis de ações? O que eles são? Ou então, quais são as suas taxas?
Saber responder essas perguntas, pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente para as pessoas que não conhecem o assunto.
E por esse ser um assunto, que gera uma grande quantidade de dúvidas em muitas pessoas, neste artigo você terá acesso a certa informações que estão relacionadas com o tema.
Além de que com as mesmas, será possível você encontrar a resposta para a maior parte dessas mesmas questões, de forma organizada e em primeiro lugar, de forma explicativa e clara com o site Ciano Investimentos.
INFORMAÇÕES SOBRE O ALUGUEL DE AÇÕES
A seguir nesse artigo, você terá acesso as melhores e principais informações que estão relacionadas com esse mesmo assunto: o aluguel de ações.
Portanto, se você é uma das milhares de pessoas que apresentam interesse em conhecer e entender melhor essas informações, saiba que você está no artigo certo.
Pois aqui, você poderá encontrar a resposta para a maior parte das questões que são feitas com uma maior frequência.
O que são ações e como que as mesmas funcionam?
Para que você possa saber como funcionam os alugueis de ações e o que eles são, você deve saber o que são as ações e como elas funcionam.
As ações basicamente são pequenas partes de uma certa empresa.
Ao realizar a compra delas, pela bolsa de valores você se torna um dos “sócios” dessa mesma empresa.
E passa então, a fazer parte das decisões que a empresa deve tomar e também corre os mesmos riscos que os sócios oficiais da empresa correm.
Portanto, se você tem interesse em se tornar sócio de uma certa empresa, a coisa que recomendamos você a fazer é realizar a compra de ações.
Elas são encontradas na bolsa de valores, que é basicamente um lugar seguro que foi criado para que esse tipo de negociação pudesse ser realizado.
O que é o aluguel de ações e quais são os principais ativos que podem ser alugados no mesmo?
O aluguel de ações é basicamente uma operação que consiste em duas pessoas: o doador e o tomador.
O primeiro deles, é a pessoa responsável pelas ações, já segunda é a pessoa que toma o empréstimo.
Esse processo, deve apresentar uma remuneração, uma certa garantia e também certos prazos específicos.
E os ativos que podem ser alugados, por meio desse mesmo processo, são os seguintes:
- Ações;
- Units (composta pelas ações ordinárias e preferenciais );
- ETFs (Exchange Traded Funds, no português: fundos negociados em bolsa);
- BDRs (Brazilian Depositary Receipts em português: Recibos Depositários Brasileiros);
Para que todo esse processo possa ocorrer de forma segura e em primeiro lugar, de forma correta, a BM&FBOVESPA, atua como uma especie de administradora desse mesmo serviço e está presente como contraparte central de toda e qualquer operação que é realizada.
Como os alugueis de ações funcionam?
Os alugueis de ações, apresentam o seu funcionamento muito parecido com o processo de realizar um aluguel de uma casa ou de um equipamento.
Para que esse processo possa ser realizado, o doador deve informar a uma corretora o seu interesse em alugar esses papéis.
Juntamente com a definição de qualidade, o prazo que será alugado as ações e também, qual é a remuneração que as mesmas apresentam.
Mas, caso você tenha interesse em participar desse processo como um tomador, você deve ter a sua garantia exigida pela corretora que você irá usar.
Essa garantia, na maior parte das vezes é composta por ativos, como por exemplo:
- Título de tesouro direto;
- CDBs;
- LCI;
- LCA;
- Entre muitos outros tipos de ativos;
O principal objetivo, é garantir com que você apresente o capital suficiente para que a liquidação possa ser coberta, na data exata do vencimento do contrato.
E logo após o depósito do valor, você já estará apto aos processos exigidos para poder alugar uma ação.