Como investem as economias mais sólidas?

1
151
Investidor e economias ao redor do mundo
- Anúncios -

Vimos que a taxa de juros de referência para a economia, a taxa Selic, foi reduzida em setembro de 2019 pelo Copom, sendo agora de 5.5% ao ano.

Isso quer dizer que atingimos novamente o menor patamar da taxa de juros da história do Brasil, levando os custos dos empréstimos ao menor nível já registrado.

Por consequência, os investimentos em Renda Fixa tenderão a ser menos rentáveis.

Entretanto…

Eu não vim aqui ser só mais um a falar que agora com a Selic a 5,5% só a Bolsa de Valores vai dar dinheiro!

A gente já sabe que você cansou de ouvir isso. E ao invés te passar medo dizendo que você nunca vai conseguir ser rico se não investir em Bolsa de Valores, vamos apenas ter uma conversa sensata sobre perfis, números e o futuro, ok?

Mas uma coisa é certa: em tempos de solidez econômica é bom levar um “choque de realidade”.

Desse modo, é importante começar a se perguntar: como é que investem as pessoas que vivem em países com juros MUITO, mas MUITO mais baixos dos atuais 5,5% da Selic?

Estados Unidos – uma “alta” taxa de juros menor que 2% ao ano

No dia 18 de setembro, o Banco Central dos Estados Unidos também reduziu a taxa de juros do país para o intervalo de 1.75 a 2% ao ano


O Gráfico a seguir representa a taxa de juros americana:

gráfico com a taxa de juros americana (intervalo entre 1.75 - 2%)

Fonte: https://tradingeconomics.com/united-states/interest-rate

É interessante ressaltar que a taxa de juros nos Estados Unidos ficou em média 5,65% entre 1971 e 2019, atingindo uma alta histórica de 20% em março de 1980 e uma baixa recorde de 0,25% em dezembro de 2008.

- Anúncios -

No gráfico abaixo, vemos uma representação, em porcentagem, de quantos americanos investem em Bolsa de Valores. E perceba que, a medida que a taxa de juros ia aumentando gradualmente, a porcentagem de investidores na bolsa ia reduzindo. Curioso, não?

No gráfico vemos uma representação, em porcentagem, de quantos americanos investem em Bolsa de Valores.
Fonte: https://www.statista.com/statistics/270034/percentage-of-us-adults-to-have-money-invested-in-the-stock-market/

Alemanha – taxa de juros de 0%

Como membro da União Europeia, a Alemanha utiliza a taxa de referência da zona do Euro como taxa de juros da própria economia, que atualmente é de 0%.

Taxa de juros alemã (0%).
Fonte: https://tradingeconomics.com/germany/interest-rate

Vale ressaltar que, a taxa de juros na área do euro ficou em média 1,9% de 1998 a 2019, sendo cortada para 0% em março de 2016.

Consequentemente, oito meses após a redução da taxa de juros para 0%, o Deutsche Aktieninstitut, verificou um aumento expressivo no número de pessoas que decidiram investir na Bolsa de Valores, de tal forma que, em 2017, havia cerca de um milhão a mais de acionistas do que um ano antes.

Com esse aumento, totalizou-se mais de dez milhões de alemães investidores na Bolsa. Só para exemplificar, isso corresponde a 17% da população alemã. Ou seja: 1 a cada 6 pessoas na Alemanha investe na Bolsa de Valores.

Mas redução de taxa de juros não quer dizer que você deve, a todo custo, migrar para a Bolsa de Valores!

Antes de mais nada, é preciso entender as diferentes oportunidades que ela traz, assim como também os riscos de cada produto.

Investir sem conhecer sobre o investimento é pedir para perder dinheiro

Então… Se você faz parte dessas pessoas que quer entender um pouco mais sobre essas oportunidades e como tirar proveito delas sem “agredir” o seu perfil de investidor, te convido a conhecer o nosso curso online “Análise de Investimentos para não Profissionais”

- Anúncios -
Isabela faz parte do time que fundou a Ciano. Arquiteta por formação e profissão e uma entusiasta das diferentes forma de comunicação, verbais e não verbais, que existem. Talvez por isso mesmo esteja também envolvida no ramo da educação. Poupadora desde os 16 anos de idade, começou a investir na Bolsa de Valores no início de 2017. Desde então vem estudando esse mercado que, para ela, abriu as portas de todo um mundo de gestão empresarial e empreendedorismo (e que mudou sua vida)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui