Você já ouviu sobre a diferença entre LCA e CRA? Você sabe o que são e qual o significado de cada sigla? Ou então, sabe qual é o principal objetivo de cada um?
Bem, essas são algumas das perguntas que são feitas com frequência, principalmente pelas pessoas que querem começar a investir e também pelas pessoas que já são investidores.
Por esse motivo, nesse artigo feito pelo site Ciano Investimentos, você irá receber algumas das principais informações que estão relacionadas com esse assunto.
E para que possamos explicar tudo de uma forma bem explícita, nós iremos usar informações que são atualizadas e que são confiantes.
INFORMAÇÕES SOBRE AS DIFERENÇA ENTRE LCA E CRA
Para que você possa saber quais são as diferenças entre o LCA e o CRA, em primeiro lugar, você deve saber de algumas informações que são essenciais para definir quais são as diferenças entre ambas.
Portanto, veja a seguir quais são essas informações:
O que é o LCA?
LCA, é a sigla usada para abreviar as seguintes palavras: Letra de crédito de agronegócio.
Esse tipo de investimento é basicamente, o um título que é emitido por instituições financeiras, onde essas instituições podem ser privadas ou até mesmo públicas.
O que pessoas não sabem, é que o principal objetivo do LCA, é obter recursos suficientes para realizar o financiamento do setor da agricultura.
Na prática, o LCA funciona da seguinte forma:
No momento e que você realiza a compra do LCA, você “empresta” dinheiro (onde o valor pode variar bastante) para os agricultores e para os seus agronegócios.
E em troca, você recebe o valor que você emprestou em forma de dinheiro, porém acrescidos com algumas taxas de juros.
Então, é possível concluir que os bancos que realizam a negociação dos LCAs, renumeram a pessoa que realizou o investimento e assim, usam o capital investido de uma empresa, para emprestar para as instituições que fazem parte do setor de agricultura.
Características sobre o LCA
Da mesma forma que toda e qualquer coisa que fazemos e realizamos apresentam as suas características, o LCA também apresenta as suas características.
Por esse mesmo motivo, veja a seguir quais são essas características:
- Pode apresentar a sua rentabilidade prefixada e pós-fixada.
- Ele é um produto que é isento de imposto de renda e IOF( que é basicamente Imposto sobre Operações Financeiras).
- O prazo mínimo de carência ou o prazo para realizar o resgate do capital investido de uma empresa, é de aproximadamente 90 dias.
- Entre muitas outras!
O que é o CRA?
CRA, é a sigla usada para abreviar as palavras: Certificados de recebíveis do Agronegócio.
Mas, o CRA é basicamente um titulo de renda fixa de crédito privado, que podem e representam uma certa promessa de um pagamento que pode ocorrer em um futuro, em forma de dinheiro.
Em outras palavras, quem investe nesse tipo de investimento, está realizando a compra, na verdade rendendo os créditos que são concedidos para que possa ser realizado, projetos no setor do agronegócio.
Prazo e liquidez do CRA:
Os CRA, são investimentos que apresentam um maior prazo, onde o prazo do mesmo, pode durar entre quatro a dez anos, mas esse prazo pode se prolongar, chegando até quinze anos.
Em relação a sua liquidez, ele apresenta a liquidez apenas no seu vencimento.
Diferença entre LCA e CRA:
Mesmo que esteja claro, quais são as diferenças que estão entre esses dois tipos de investimento, vamos lhe mostrar quais são algumas dessas diferenças:
- Emissão: os LCAs são emitidos por bancos e contam com a cobertura do FGC, já os CRAs são emitidos por securitizadoras.
- Os prazos podem apresentar uma grande diferença.
- Entre muitas outras!
Agora que você já sabe quais são as algumas das coisas que fazem ambas serem diferentes, você pode começar a investir.