Investimentos no exterior: quais as razões e vantagens?

1
20
investir no exterior, valorização e moeda estrangeira
- Anúncios -

Investimentos no exterior podem ser uma boa oportunidade de realizar bons investimentos, afinal, existem milhares de oportunidades de investimentos ao redor do mundo.

Nesse sentido, quais são as razões, vantagens e os cuidados de investir no exterior?

Por qual razão investir no exterior?

É comum investidores buscarem novas oportunidades de investimento no exterior. E essas novas oportunidades podem tanto ser procurando por mais riscos ou por maior segurança:

De um lado, temos em economias emergentes uma maior volatilidade, pois são mais suscetíveis a sofrer tanto com questões externas, como uma guerra comercial entre duas grandes potencias, quanto com questões internas de alternância de poder e políticas econômicas.

Desse modo, investidores buscam em uma economia mais volátil maiores possibilidades de ganhos. Dentro da lógica do risco-retorno, há a possibilidade de maior retorno caso estejamos dispostos a correr maiores riscos.

Assim, quando há turbulência no cenário interno e externo, a tendência é de que economias emergentes tenham uma grande queda em seus índices e ações negociadas em Bolsa de Valores. E essa queda, por vezes desmedida, abre oportunidades de compra. E uma vez que a turbulência passar e a economia se estabilizar, os preços voltarão a altos patamares.

Em contrapartida, as economias mais estáveis, como a americana, japonesa ou alemã, por exemplo, são economias sólidas e que não sofrem com tanta volatilidade.

Sendo menos voláteis, há menores possibilidades de ganhos em investimentos, entretanto, os riscos de perda são também menores, pois a economia é mais estável.

Dessa forma, investidores buscam em uma economia mais estável maior segurança para seus investimentos.

Quais seriam as vantagens?

Como já vimos, investir em outras economias possibilita maiores oportunidades de investimentos, tanto com maior estabilidade ou com maior volatilidade em relação a economia local.

- Anúncios -

Não somente, um investidor brasileiro que investe o seu patrimônio na economia brasileira se torna completamente dependente do bom resultado da economia nacional.

Sendo assim, quando a economia está em alta, ele ganha, entretanto, quando a economia está em baixa, ele perde.

Em contrapartida, quando um investidor brasileiro efetua investimentos no exterior, ele está diversificando os seus investimentos em outras economias, o que reduz os impactos da economia brasileira no seu patrimônio investido.

Entretanto, é interessante ressaltar que é preciso pensar no quanto vale a pena investir no exterior não somente olhando para as possibilidades de ganhos ou pela segurança.

Quais são os cuidados?

Primeiramente, investir é aplicar seu dinheiro em um ativo que lhe proporcionará retornos por isso. Então, é fundamental conhecer sobre o que você está investindo, sobre investimentos e sobre a economia no geral.

Sendo assim, para investir no exterior é necessário acompanhar mais o que acontece no cenário econômico do país estrangeiro. Em outras palavras, estar mais próximo dessa economia, acompanhar as notícias e acessar informações que irão clarear para o investidor os acontecimentos econômicos do local.

Portanto, é interessante ter um capital maior para se justificar um investimento estrangeiro, em vista de maiores dificuldades em relação a manutenção do investimento, a burocracia e a atenção em uma outra economia, com maior dificuldade de obter informações.

Por fim…

Não importa se no Brasil ou no exterior, é preciso sempre conhecer sobre investimentos, sobre a economia e saber quais caminhos seguir para realizar seus investimentos. E, para quem está procurando mais sobre o assunto, aqui temos algumas sugestões de livros.

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui