Maneiras de investir no exterior estando no Brasil

2
143
mundo de investimentos em crescimento
- Anúncios -

Investidores costumam buscar no exterior novas oportunidades de investimentos. Seja em economias com maiores volatilidades, para ampliarem suas possibilidades de ganhos. Ou em economias mais sólidas, para terem maior segurança em seus investimentos.

Sendo assim, quais são as maneiras mais comuns de investir no exterior?

Bolsas de Valores no Exterior

Buscando oportunidades no mercado de renda variável em outros lugares do mundo, é possível investir na bolsa de valores de outros países.

Para isso, é preciso ter uma conta em uma corretora no país em que deseja aplicar e comprar as ações nas quais se deseja investir. Não é muito diferente de como investir na própria bolsa brasileira.

Entretanto, antes de mais nada, é preciso primeiramente achar um corretora que aceite que estrangeiros abram contas.

Em segundo lugar, é preciso que haja uma forma de enviar dinheiro. Ou seja, é preciso que haja uma forma de transferir o seu dinheiro para a conta da corretora no exterior.

Em terceiro lugar, é preciso entender quais os seus deveres junto à receita federal no que tange a declaração e recolhimento de impostos. A questão dos impostos dependem de acordo entre países. Dessa forma, é questão burocrática internacional que precisa de todo um aparato contábil que realmente não daria para entrar em detalhes. Logo, é interessante ter um contador que saiba como realizar os procedimentos de contabilidade para a declaração de impostos quanto à operações financeiras no exterior.

Sendo assim, a burocracia no processo de investir na bolsa de valores em outros países deve ser levada em conta antes que você inicie seus investimentos lá fora.

E, se depois de considerar um pouco sobre os pontos citados você chegou à conclusão de que investir diretamente em um país estrangeiro talvez não valha a pena ainda…

Vou te apresentar outras formas de se investir no exterior, mesmo estando no Brasil, com uma corretora brasileira:

Fundos de Investimento no Exterior – FIEX

Fundos de Investimentos (sejam em ações, renda fixa, multimercados, etc.) são uma forma de aplicar seu dinheiro por meio de uma gestão especializada. Em outras palavras, os fundos de investimento são formados por especialistas que realizam os investimentos por você.

Dessa forma, fundos de investimento são bastante interessantes pois é uma forma de você aplicar o seu dinheiro contando com o conhecimento de um especialista naquilo que se quer investir. (E é justamente para remunerar esse especialista que existem as taxas de administração, gestão e às vezes até de performance num fundo)

Todavia, é importante ressaltar que se tratando de um investimento no exterior, é mais difícil que você conheça sobre as melhores possibilidades de investimentos. Sendo assim, aplicar em um Fundo de Investimentos no Exterior (FIEX) é uma boa maneira de investir no exterior sem maiores preocupações.

Por fim, mas não menos importante, é preciso destacar que um fundo de investimento não é sinônimo de segurança. Da mesma forma como em qualquer tipo de investimento, sempre existem riscos. Há diferentes perfis de fundos de investimentos, com maiores ou menores riscos, com melhores ou piores rentabilidades.

Dessa forma, é preciso sempre procurar conhecer sobre esses fundos, suas aplicações, seus gestores e seus prospectos antes de decidir aplicar dinheiro neles.

- Anúncios -

ETFS

ETF é a singla em inglês para Exchange Traded Funds. ETFs nada mais são do que fundos de índices que são comercializados na Bolsa de Valores como se fossem ações.

Dessa forma, aplicando em um ETF, o investidor compra um conjunto de ações ligadas a um índice.  Por exemplo, o BOVA11 é um ETF que replica ações do Ibovespa.

E assim como o Ibovespa é um dos índices mais representativos da B3 (Bolsa Brasileira), nos Estados Unidos tem-se o S&P 500. Esse índice reúne as 500 maiores empresas de capital aberto dos EUA. Por aqui é possível investir nesse índice através de dois ETFs: o IVVB11 e o PIBB11

BDRs – ações de companhias estrangeiras

Os Brazilian Depositary Receipt, mais conhecidos como BDRs, são certificados de depósito de valores mobiliários. Em outras palavras, os BDRs nada mais são do que valores mobiliários emitidos no Brasil que representam valores mobiliários de companhias estrangeiras.

Dessa forma, você pode comprar ações de empresas estrangeiras que são comercializadas na Bolsa de Valores brasileira. A vantagem disso é que é um investimento no exterior mais acessível, visto que é comercializado aqui mesmo, sem necessidade de ter conta em corretoras estrangeiras.

Entretanto, é muito importante entender como esse investimento funciona.

Isso, pois, os BDRs são classificados em diferentes níveis de acordo com suas características, a existência ou não de patrocínio das empresas estrangeiras emissoras, e a sua distribuição e negociação.

A saber, os BDRs são emitidos no Brasil por meio das instituições depositárias e foram regulamentados pela CVM.

Investimentos no exterior são seguros?

Muitos buscam investir nos Estados Unidos ou em outras economias mais sólidas justamente pensando que, apesar de ser renda variável, é um investimento mais seguro que ações aqui no Brasil. Entretanto, a checagem dos investimentos no exterior não é diferente da que tem que ser feita no Brasil!

Primeiramente, é preciso analisar como funciona o sistema financeiro no qual você pretende investir. Se é uma economia mais sólida, acompanhada de um mercado mais bem estruturado, ou se é uma economia emergente, mais volátil, e com um sistema financeiro menos desenvolvido em termos de capital, estrutura e regulamentação.

Nesse sentido, é preciso checar se as corretoras de fora estão devidamente certificadas de acordo com as normas de seus países. Antes de mais nada, é importante que elas estejam de acordo com o banco central e também com o órgão regulador do mercado financeiro de seu país.

O ideal é sempre investidor naquilo que você conhece. Sendo assim, não importa se no Brasil ou no exterior, é preciso sempre conhecer sobre investimentos antes de colocar o seu dinheiro em risco.

Dessa maneira, se quer investir no exterior, procure sempre conhecer bem todos os aspectos de se realizar um investimento em um outro país.

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui