Mercado Primário e Mercado Secundário: o que são?

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Se deparou com os termos “Mercado Primário” e “Mercado Secundário” ao ler sobre ações e outros investimentos e ficou sem saber o que era? Não precisa de desespero. A gente te conta o que é isso, e como funciona.

A primeira coisa é entender que esses termos falam muito mais sobre o “fluxo do dinheiro” do que sobre a ordem em que alguma coisa ocorreu.

Mercado Primário

É no mercado primário que ocorre a oferta de ações ou títulos de dívida pelas empresas aos investidores. Nesse caso, o dinheiro sai da mão de um investidor e vai para o “bolso” da empresa.

Dessa forma, o mercado primário nada mais é do que uma oferta de ações ou títulos que são disponibilizados pela própria empresa. Em outras palavras, é quando as ações serão comercializadas pela primeira vez. E, no caso de ações, essa primeira oferta é chamada de IPO.

Nesse sentido, uma Oferta Pública Inicial (em inglês, Initial Public Offering – IPO) corresponde a oferta de ações no mercado primário. Essa emissão pública de ações permite que a empresa obtenha capital dos investidores.

Em síntese, emitir ações é vender parte da empresa em troca da entrada de capital no caixa. Nesse sentido, lançar ações no mercado é uma forma de obter capital em condições que podem ser mais vantajosas. Porque, neste caso, não há uma obrigação de pagar juros pelo empréstimo. Mas há a obrigação de dividir os lucros entre os acionistas.

Perceba que, no mercado primário o fluxo de dinheiro ocorre entre empresa e investidor.

E quando algum investidor que comprou as ações diretamente da empresa quiser se desfazer delas? Ele terá que revendê-las a algum outro investidor. E, nesse caso, não haverá entrada de capital na empresa.

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Deste modo, essas negociações posteriores entre investidores é que o chamamos de mercado secundário.

Mercado Secundário

Nesse mercado, acontece somente a transferência de ativos financeiros entre investidores. Ou seja: as empresas não tem participação nesse mercado. Todo o fluxo de dinheiro acontece de investidor para investidor.

Se por um lado, as empresas não têm ganhos diretos no mercado secundário. Por outro, elas ganham de forma indireta. Pois, caso suas ações sejam valorizadas no mercado secundário entre os investidores… Ela poderá cobrar mais caro quando for necessário captar mais dinheiro através da venda de mais ações.

Isso acontece, pois, a comercialização dos ativos entre os investidores eleva a liquidez desses ativos. Isto é, quanto mais gente querendo vender ativos e quanto mais gente querendo comprar, cada vez será mais fácil vender ou comprar esses ativos.

Portanto, se uma empresa, cujas ações tem alta liquidez no mercado secundário, decidir pelo lançamento de novas ações… É provável que ele atraia mais investidores para comprá-las da empresa.

Deste modo, por lei da oferta x demanda, quanto mais investidores interessados em comprar ações das empresas no mercado primário, maior poderá ser o preço delas. Sendo assim, maior será a arrecadação da empresa com o lançamento de novas ações.

Por fim, vale ressaltar que todos os agentes e todas as operações no mercado de valores mobiliários primário e secundário são regulados pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

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