O impeachment de Trump: como fica o mercado?

1
56
Presidente Donald Trump em discurso
- Anúncios -

No final do mês de setembro começou-se uma conversa sobre um possível processo de impeachment contra o presidente americano Donald Trump.

Quando investidores veem esse tipo de manchete geralmente se perguntam como essa questão afetará os mercados.

Afinal, o próprio presidente Donald Trump já havia dado uma declaração que o mercado financeiro colapsaria caso o seu governo fosse interrompido por um processo de impeachment.

De fato, as notícias sobre a possibilidade de impeachment do presidente Donald Trump vêm deixando investidores no mundo todo atentos.

Desse modo, como analisar o quanto esse processo contra de Trump impactaria no sistema financeiro, sobretudo, na bolsa de valores?

Para esclarecer, pode ser instrutivo verificar quais foram os efeitos no mercado financeiro causados pelos dois processos de impeachment nos Estados Unidos: Richard Nixon em 1974 e Bill Clinton em 1998.

Dessa forma, vamos ver como foram os casos anteriores:

Nixon

O ex-presidente Richard Nixon sofreu um processo de impeachment em 1974 em meio ao escândalo conhecido como Watergate. Logo após, quando o processo de impeachment se desenrolou em 1974, as ações caíram em um dos piores mercados em baixa da era pós-Segunda Guerra Mundial.

Sendo assim, no gráfico abaixo vemos que no momento em que o houve o início do processo de impeachment em 6 de fevereiro de 1974 até o final em 9 de agosto de 1974, o S&P 500 caiu 13%:

Índice S&P 500 1974
Fonte: https://edition.cnn.com/2019/09/29/investing/how-impeachment-affects-markets/index.html

Logo, você poderia dizer que as incertezas em torno da retirada de um presidente causaram queda no mercado de ações, mas, se analisarmos o gráfico em um período um pouco maior, você pode ver que a tendência de queda nas ações já estava diminuindo antes que o processo de impeachment começasse:

Índice S&P 500 1973-1975
Fonte: https://fortune.com/2019/09/26/stock-market-impeachment-wall-street-nixon-clinton-history/

Desse modo, o mercado de ações já havia caído 23% em relação às altas observadas no início de 1973.

Não apenas o mercado já estava em queda, mas a economia americana já estava no meio de uma recessão que havia começado em meados de novembro de 1973, principalmente em razão da Primeira Crise do Petróleo, em 1973.

Então, embora que o processo de impeachment de Nixon possa ter causado volatilidade na bolsa de valores, a forte recessão americana da época, culminando com a grande queda de mercado, foi algo muito mais determinante que o escândalo político.

Clinton

De mesmo modo, as ações também caíram no outono de 1998, quando foi efetivado o processo de impeachment do ex-presidente Bill Clinton.

- Anúncios -

Entretanto, o processo de impeachment de Bill Clinton começou em outubro de 1998 e, como vemos no gráfico a seguir, não houve tanta reação no mercado financeiro.

Índice S&P 500 1998
Fonte: https://edition.cnn.com/2019/09/29/investing/how-impeachment-affects-markets/index.html

Em seguida, Bill Clinton foi absolvido em fevereiro de 1999. Todavia, você pode ver no gráfico abaixo que as ações já estavam subindo bem antes do processo de impeachment de Clinton ser concluído:

Índice S&P 500 1996-2000
Fonte: https://fortune.com/2019/09/26/stock-market-impeachment-wall-street-nixon-clinton-history/

Entretanto, nesse mesmo período, os Estados Unidos passavam por uma outra recessão econômica. Dessa vez, causada pela chamada Bolha Tecnológica (Bolha Pontocom), do final dos anos 90.

Dessa forma, coincidentemente estes dois processos de impeachment ocorreram em crises econômicas americanas e, portanto, a bolsa já estava em demasiada queda.

No geral, a queda da economia em ambos os casos foi determinante para as forças econômicas e de mercado e pode ter escondido os efeitos negativos de Washington no mercado financeiro.

Portanto, por mais que uma notícia sobre o impeachment do presidente americano possa causar espanto e, muito provavelmente, consequências no mercado financeiro… Nessas datas, as reações não ocorreram nesse sentido. Nesses casos, o cenário sócio-econômico de maneira geral foi muito mais determinante que um fato político.

Não somente, nesses mais de 20 dias depois da formulação do processo contra Trump, o mercado americano não demonstrou fortes reações negativas.

Não apenas, o S&P 500 (SPX) terminou 1% menor na semana passada, mas esse movimento descendente teve mais a ver com notícias sobre a guerra comercial com a China:

Índice S&P 500 2019
Fonte: https://edition.cnn.com/2019/09/29/investing/how-impeachment-affects-markets/index.html

Como reagiram os investidores?

Por enquanto, os investidores parecem estar muito mais preocupados com outros aspectos da economia, incluindo o comércio e as questões com a China e com o Bloco Econômico NAFTA. As expectativas positivas com um possível acordo comercial com o Japão, e a política monetária do Federal Reserve, especialmente, em relação as divergências com as declarações do presidente Trump.

Mas, uma coisa é fato, investidores odeiam incertezas. E o processo de impeachment aumenta o teor de incerteza. Entretanto, o impeachment em um cenário estadunidense é uma incerteza que, em face de outros aspectos da economia, vem demonstrando não causar tantos efeitos negativos na bolsa de valores americana. Isso, pois, nos dois anteriores não foi possível inferir que causaram grandes quedas e também ainda não vem se demonstrando causar com o Trump.

Além do mais, a partir das recentes pesquisas e notícias, é possível compreender que a possibilidade do processo de impeachment de Trump ser realizado é, na verdade, baixa.

Isso é em razão de que o atual presidente, que pertence ao Partido Republicano e que hoje tem a maioria no Congresso, ainda possui a aprovação de maioria dentro do seu próprio partido. Ou seja, há não ser que haja reviravoltas, é muito provável que o processo de impeachment não seja efetivado.

Mesmo assim, o mercado financeiro continua olhando cuidadosamente para a resolução dessa questão. Afinal, todo esse alvoroço em Washington significa que a casa está desarrumada.

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui