O Mercado de Valores Mobiliários

1
44
Bolsa de Valores NYSE
- Anúncios -

O mercado de valores mobiliários é onde os investidores e as empresas, por intermédio de instituições financeiras, negociam os chamados valores mobiliários.

Podemos entender o mercado de valores mobiliários da seguinte maneira:

De um lado, temos empresas que buscam por capital para realizarem investimentos em si. Como a ampliação da capacidade produtiva, inovação tecnológica, aquisição de outras empresas, pagamento de dívidas, etc.

Do outro lado, há os investidores que oferecem capital para essa empresas. E esperam o retorno desse capital basicamente de duas formas:

Ou recebendo uma participação nos lucros da empresa, ou recebendo juros sobre o capital durante um tempo até recebê-lo novamente – o famoso empréstimo.

Nesse sentido, os investidores aplicam no mercado de valores mobiliários com o objetivo de obterem retornos sobre seus investimentos. Seja no curto, médio ou longo prazo. Com maiores ou menores riscos, que dependem das características de cada valor mobiliário.

- Anúncios -

Sendo assim, com o propósito de ligar os interesses entre os investidores e as empresas, existem as instituições financeiras, chamadas de intermediários financeiros, cuja função é dar eficiência aos processos e operações financeiras entre as empresas e os investidores.

Como exemplo dessas instituições, temos a Bolsa de Valores e também as Corretoras de Valores.

Deste modo, quando uma empresa decide por captar recursos, seja emitindo debêntures ou abrindo seu capital, ela procura uma instituição financeira, que faz o papel de intermediação desse processo.

Não apenas a instituição financeira auxilia a empresa no planejamento da emissão dos títulos que serão disponibilizados aos investidores, como também colabora com a formação dos preços e com a liquidez, ou seja, com compra e venda desses títulos.

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui