O que é o CDI? Como ele interfere em meus investimentos?

0
49
- Anúncios -

Muitas das vezes, já ouvimos falar sobre o CDI, mas você sabe o que o mesmo é? como ele funciona?Ou então, qual é a taxa dele?

Bom, essas são duvidas que muitas pessoas fazem, principalmente pelo fato de que  esse é um termo muito usado e muito escutado.

Por esse motivo, neste artigo do site Ciano Investimentos, você irá receber algumas das principais informações, que estão relacionadas a esse termo.

Outras perguntas que são muito frequentes, é quanto rende o CDI e também como investir nele, portanto, continue lendo esse artigo, pois iremos responder todas essas perguntas.

O QUE É O CDI?

O CDI, é a sigla usada para as palavras Certificado de Depósito Interbancário.

De forma resumida, o Certificado de Depósito Interbancário(CDI), é basicamente uma taxa que cadastra as operações interbancárias (entre bancos).

Muitas pessoas não sabem, mas bancos podem sim emprestar dinheiro, uns para os outros, onde os bancos que recebem o dinheiro, tem o prazo de 24 horas para devolver esse dinheiro que foi emprestado.

A taxa que é cobrada, entre os bancos, regulam os seguintes fatores:

  • Mercado de Renda Fixa;
  • Fundos de investimento da renda fixa;

E um detalhe que muitos não sabem, é que esses bancos, precisam desses empréstimos, para poderem manter seus caixas com saldos positivos.

COMO FUNCIONA O CDI?

O CDI, assim como já dizemos, é um titulo emitido por bancos.

Onde a sua principal função do Certificado de Depósito Interbancário,é manter e levantar capital para regularizar o seus caixas diários.

Porém, o que muitos não sabe, é que em certos casos, se o volume financeiro de saques pode superar o de depósitos, causando assim, um resultado negativo e não positivo no caixa do final do dia.

- Anúncios -

Quando esses casos acontecem, a única saída do banco, é realizar empréstimos com outros bancos, e assim, é gerado o CDI.

Essa operação, permite que os bancos tenha maior fluidez, uma vez que os bancos podem se ajudar entre si.

Além de que o CDI, ajuda o banco a garantir todos os seus compromissos e desta forma, protege os seus correntistas.

Mas, uma coisa que muitas não sabem e que é muito importante ser lembrado, é que essas operações, não acontecem no horário de trabalho dos bancos, mas sim a noite, ocorrem no Open Market, que é um lugar totalmente restrito para toda e qualquer instituição financeira.

TAXA DO CDI NO ANO DE 2019

Temos informações, que irão te dizer, quais foram as taxas do CDI, no ano de 2019, mas, temos somente as informações até de outubro, portanto, veja- as a seguir:

  • Janeiro: equivalente a 0,5330;
  • Fevereiro: equivalente a 0,4936;
  • Março:  equivalente a 0,4688;
  • Abril: equivalente a 0,5183;
  • Maio: equivalente a 0,5430;
  • Junho: equivalente a  0,4688;
  • Julho: equivalente a 0,5678;
  • Agosto: equivalente a 0,5017;
  • Setembro: equivalente a 0,4638;
  • Outubro: equivalente a 0,4793;

POSSO INVESTIR EM CDI?

Não, você  pode investir apenas em títulos que estão atrelados ao CDI ou seja, apenas para aqueles que pagam um percentual dessa taxa.

Esses títulos são empréstimos de muito curto prazo(uma estimativa de 1 dia), que são feitos entre as instituições financeiras, a fim de ajudar os seus caixas, deixando os mesmos no final do dia, positivos.

QUANTO RENDE O CDI?

O CDI, tem rentabilidade que flutua em torno da SELIC, tudo isso pois o CDI, se trata de títulos que tem lastro em Título de tesouros.

Assim que o dinheiro fica escasso no mercado, o CDI fica acima da SELIC, mas quando o dinheiro é farto, o CDI fica a baixo da SELIC.

O CDI, é sempre expresso de forma anual, mesmo que a maior parte de suas operações, levem pouco prazo.

Responder exatamente quanto rende o CDI, pode ser uma tarefa muito difícil, mas segundo nossos dados, até janeiro de 2020, já havia rendido o valor correspondente a  0,24%.

- Anúncios -
Lucas Souza é Empreendedor e Investidor há mais de 10 anos. Engenheiro eletricista pela USP, possui MBA em finanças pelo IBMEC e tem extensão em finanças University of Michigan. É o fundador da CIANO Escola de Finanças e Investimentos, Vice Presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários e também representa o Brasil na aliança Jovem Empreendedora do G20 pela CONAJE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui