O que é PIB? O que ele é e como é calculado

0
13
- Anúncios -

Você sabe o que é o PIB? Sabe como ele funciona? Qual é a sua principal função? Ou, então, como o mesmo deve ser calculado?

Muitas de nós, já ouvimos pelo menos uma vez na vida o termo PIB, mas, o que muitas pessoas não sabem, a resposta para essas perguntas.

Portanto, neste artigo, você irá ter acesso as principais informações, que estão relacionadas a esse termo que é tão falado pelas pessoas.

Aqui nesse texto do Ciano Blog, você irá obter as seguintes informações: qual o conceito do PIB, o que é o mesmo, o calculo, os seus tipos e para que ele serve.

INFORMAÇÕES SOBRE O PIB

Sabemos que muitas pessoas, não tem o conhecimento em relação ao PIB.

Portanto, a seguir, você irá ter acesso a algumas das principais informações, que estão relacionadas ao PIB, desde o que ele é, até como ele deve ser calculado:

O Que é o PIB?

PIB, é a sigla usada para o termo Produto Interno Bruto, que de forma geral é basicamente um indicador econômico, que é muito usado na Macroeconomia, ou seja, o ramo de ciências da economia.

A sua principal função é realizar a soma, de todo e qualquer bens e serviços realizados por uma certa área geográfica, por um certo período(podendo ser por semestre, trimestre ou outro).

Então, pode ser concluído, que o PIB(Produto Interno Bruto), é basicamente a representação da dinâmica econômica de um lugar, podendo assim, apontar o aumento de suas economias.

Para Que Serve o PIB?

Bom, como já havíamos dito, o PIB é uma forma de ter noção em relação a economias de um certo lugar.

Pode ser concluído, que ao realizar o calculo, não é possível somente ter noção das suas economias, mas também, você pode fazer comparações, com outros lugares, e assim, melhorar o seu.

- Anúncios -

Além de poder identificar possíveis problemas em um lugar(caso o mesmo, não tenha crescido como o desejado) e assim, mostrar alguns caminhos para melhorias.

Então, de forma resumida, o PIB, serve para realizar diagnósticos em relação a um lugar, para que assim, o mesmo possa ser melhorado.

Como Calcular O PIB?

O calculo que é realizado, leva em consideração os bens e os serviços finais, como por exemplo:

  • Não considera o ferro usado em um carro, mas sim o carro em si.

Realizando assim, evita que alguns produtos sejam contabilizados por mais de uma vez.

Mas um fato, que muitos não sabem, é que esse calculo pode ser feito de três formas diferentes, onde todos chegaram ao mesmo resultado, veja:

  • Riqueza: é somado todos os produtos que foram realizados, ou seja, todas as riquezas produzidas na área. Neste tipo de calculo, é considerado o que foi feito pelas:
  • Industrias;
  • Pelo setor de serviços(em outras palavras,todas aquelas atividades renumeradas);
  • Pela agropecuária;

Os produtos que são desconsiderados, são os intermediários, ou seja, matéria-prima.

Demanda: neste, é considerado o consumo, ou em outras palavras a despesas internas, onde é analisado o que é consumido pelas famílias e pelo governo.

As importações, exportações também são contados nesse calculo, já que é feito a conta, com tudo que é comprado renda: neste é somado, os renumerações com base no salário, como por exemplo: alugueis, juros,lucros, entre mais.

É considerado nesse calculo, que o salário pode pagar pela comida vendida(como por exemplo). E desta forma, paga-se também pelo serviço, assim, gera lucros para o estabelecimento e também custos em relação a produção.

Tipos De PIB:

Pode ser encontrado, alguns tipos de PIB, como por exemplo:

  • PIB Agrícola.
  • PIB industrial.
  •  de serviços.
- Anúncios -
Lucas Souza é Empreendedor e Investidor há mais de 10 anos. Engenheiro eletricista pela USP, possui MBA em finanças pelo IBMEC e tem extensão em finanças University of Michigan. É o fundador da CIANO Escola de Finanças e Investimentos, Vice Presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários e também representa o Brasil na aliança Jovem Empreendedora do G20 pela CONAJE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui