O que são dividendos e como eu recebo

0
12
- Anúncios -

O investimento em dividendos é uma das diversas formas de se conquistar um bom dinheiro. Mas para que você possa saber exatamente como tudo se trata, é preciso que leia atentamente esse texto.

Ao contrário do que muitos pensam, o termo dividendo não se refere à dívidas ou coisas do tipo, relacionados ao nome, muito pelo contrário. Essa é uma forma de se conquistar um bom capital.

Mas sempre irá haver uma variação no valor correspondente ao dividendo, porém, é possível que escolha determinadas empresas que possuem um risco menor, sobe tal variação.

É  importante ressaltar que este valor sempre corresponderá à sua ação, mas tudo isso, e mais detalhes você encontra aqui neste artigo!

O QUE SÃO DIVIDENDOS E COMO EU RECEBO

Provavelmente, para muitos que ainda não conhece o conceito de dividendos, o início deste texto ficou um tanto confuso, no entanto, para que você possa entender exatamente o que será tratado neste artigo, este tópico será destinado especialmente a apresentação de tal assunto, na qual vem interessando cada vez mais pessoas.

Falando de uma forma mais simples possível, ao falarmos de dividendos, estamos nos referindo a nada mais que um valor que é destinado aos acionistas de determinada empresa.

Este valor direcionado aos que possuem uma ação no estabelecimento, é proveniente de um lucro gerado pelo mesmo, porém, não é preciso que todo o valor que foi conquistado seja distribuído.

É obrigatório que pelo menos 25% do lucro na qual foi conquistado seja distribuído, mas o tanto que será recebido por cada um variará.

Essa variação irá conforme a porcentagem que representa o quanto de ações está em sua posse.

O prazo que será recebido o dividendo pode ser a cada três meses (trimestre), seis meses (semestre), ou até mesmo anualmente.

Mas é importante ressaltar que não são todas as empresas que são obrigadas a dar a cada um de seus acionista uma porcentagem do lucro.

Somente aquelas que estão listadas na bolsa de valores (atualmente B3, mas antes conhecida como Bovespa), precisam efetuar tal ato.

- Anúncios -

Este pagamento, cujo prazo é diversificado, é mais como uma “recompensa” aqueles que compraram a ação da mesma.

O QUE SÃO DIVIDENDOS E COMO EU RECEBO

Para que você possa ter o dinheiro equivalente à parcela do valor do dividendo distribuído por diversos acionista em sua conta, não é preciso que faça nada.

Isso mesmo que você leu! Não é necessário que faça nada, a não ser esperar por um lucro que pode ocorrer na empresa na qual você é um sócio, para que então seja efetuado o seu pagamento.

Todo o trabalho que é necessário fazer, é de total responsabilidade da empresa, e não seu!

E é muito importante lembrar que não são somente as pessoas ricas que podem recorrer a essa forma de criar um capital, muitos podem aderir à opção.

Tomando como exemplo, muitas empresas aceitam o valor mínimo de R$ 15,00, para que você se torne um dos vários acionistas que provavelmente possuem.

Mas é sempre bom lembrar que o valor que você receberá, corresponde à sua ação.

Isto é, conforme maior for o valor de sua ação, maior será a porcentagem que você receberá pelo dividendo, ou caso contrário, suas ações foram pequenas em tamanha proporção da empresa, os valores adicionados em sua conta bancária serão menores.

VANTAGENS DE INVESTIR EM DIVIDENDOS

Como já deu pra perceber, através deste artigo, o investimento em dividendos apresenta várias vantagens. E para que você possa visualizá-las de uma forma mais simples, listamo algumas aqui!

Devido ao lucro atribuído à empresa, e o valor distribuídos aos acionistas, muitos conseguem viver somente desta renda, não sendo só mais uma “fonte de renda”.

Apesar de possivelmente os valores adicionais à sua conta serem baixos. A probabilidade é maior, quando se trata de um aumento gradativo de capital. Por isso é bom saber o que são dividendos e como eu recebo.

- Anúncios -
Lucas Souza é Empreendedor e Investidor há mais de 10 anos. Engenheiro eletricista pela USP, possui MBA em finanças pelo IBMEC e tem extensão em finanças University of Michigan. É o fundador da CIANO Escola de Finanças e Investimentos, Vice Presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários e também representa o Brasil na aliança Jovem Empreendedora do G20 pela CONAJE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui