Por que investir na Bolsa de Valores?

1
20
Investindo na Bolsa de Valores
- Anúncios -

Em tempos de renda fixa em baixa, é comum a busca de outras opções de investimento que ofereçam rentabilidades maiores. E é nessa hora que muitos voltam sua atenção para a Bolsa de Valores.

No entanto, as razões para se investir na Bolsa não devem ser pura e simplesmente uma maior rentabilidade. Até mesmo porque, na mesma medida em os ganhos podem ser muito maiores, as possibilidades de perdas também crescem.

Existirão momentos em que seu patrimônio encolherá para aquém do seu capital investido. E nesse momento, o que definirá seu sucesso como investidor é sua resiliência emocional e quão acertada está sua análise das companhias.

Se você tiver a certeza de que aquela empresa, ao longo dos próximos anos, entregará bons resultados… Não haverá razão para liquidar suas ações face ao “prejuízo” momentâneo advindo de flutuações no humor do mercado.

E aí está, meus caros, a principal razão para se investir na Bolsa: considere-a uma escola! Uma primeira vivência de como administrar, gerir e traçar estratégias para sua própria empresa.

Como assim? Você me pergunta. E eu te respondo com outra:

Em que você confia mais: nas suas próprias habilidades como gestor ou nas de um CEO de uma companhia sólida o suficiente para estar há vários anos listada na Bolsa de Valores?

Por favor, não entenda este questionamento como um desmotivador ao empreendedorismo, é exatamente o contrário! Digo isso pois, infelizmente nos últimos três anos no Brasil mais empresas foram fechadas do que abertas, segundo o IBGE.

Ou seja: é salutar que haja um maior preparo antes de alçar vôos com as próprias asas!

- Anúncios -

A Bolsa como uma escola

E companhias listadas na Bovespa têm um excelente material de preparo. Afinal, além de sua contabilidade ser um livro aberto, os fatos relevantes, comunicados aos acionistas e opiniões de especialistas também o são.

De um lado você tem um quadro gerencial indicando as estratégias e ações a serem tomadas, acompanhadas de quais fatos levaram a essas decisões e quais os resultados esperados.

Do outro lado existe uma série de economistas, analistas e outros especialistas apontando forças e fraquezas dessa linha de pensamento.

E, do seu lado, há aquele futuro empresário concordando ou não com a atuação dessa gerência, procurando mais detalhes, entrevistas e análises para entender o porquê dessas decisões, e claro, decidindo se investe ou não nesse negócio.

E com o seu dinheiro aplicado ali, você tem a oportunidade de exercitar sua resiliência e a capacidade de acreditar em si mesmo e na sua análise gerencial. Afinal, os frutos levam um tempo para crescer e amadurecer. Você conseguirá ficar meses, talvez anos, investindo tempo, dinheiro, sonhos e muito trabalho na sua empresa antes de poder colhê-los?

Em outras palavras, o investimento na Bolsa de Valores pode ser seu Test-Drive no mundo dos negócios. Você pode ver se é o carro certo pra você sem precisar desembolsar toda a grana necessária para comprá-lo.

E agora que aprendemos uma nova maneira de encarar a Bolsa de Valores, que tal dar uma olhada em como se investe nas economias mais sólidas?


- Anúncios -
Isabela faz parte do time que fundou a Ciano. Arquiteta por formação e profissão e uma entusiasta das diferentes forma de comunicação, verbais e não verbais, que existem. Talvez por isso mesmo esteja também envolvida no ramo da educação. Poupadora desde os 16 anos de idade, começou a investir na Bolsa de Valores no início de 2017. Desde então vem estudando esse mercado que, para ela, abriu as portas de todo um mundo de gestão empresarial e empreendedorismo (e que mudou sua vida)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui