Remuneração em ações: Dividendos

0
38
Dividendos: Dinheiro crescendo como se tivesse sido plantado
- Anúncios -

O propósito desse artigo é falar sobre uma das formas mais comum de remuneração em ações: os dividendos.

Em síntese, os dividendos nada mais são do que uma parcela do lucro das empresa que é distribuída a seus acionistas.

E porque os dividendos são tão interessantes?

Vamos pensar da seguinte maneira:

Um dos principais objetivos de uma companhia é lucrar, certo?

E… normalmente se um investidor compra parte dela é porque também compartilha de tal objetivo. Em outras palavras, o investidor sempre espera que a empresa lucre.

Isso, pois, quando uma companhia obtém lucro, este deve ser compartilhado entre seus acionistas.

Todavia, quando uma empresa lucra, ela pode tomar três medidas:

  1. A companhia ao invés de distribuir os lucros, reinveste seu capital em melhorias, podendo ser aumento de capital de giro, aumento de estoque, ou de outras necessidades pra continuar crescendo, e com isso aumentando seu patrimônio líquido.
  2. A companhia distribui parcialmente seus lucros e reinveste o restante, fazendo assim com que tanto os acionistas quanto a empresa cresçam juntos seus patrimônios líquidos.
  3. O lucro será totalmente distribuído pela companhia aos acionistas, sem depreciar ou aumentar o patrimônio líquido da empresa.

No que tange à B3, as empresas listadas devem distribuir ao menos 25% do lucro entre os acionistas. Salvo outras porcentagens que possam estar determinadas no estatuto da empresa.

Assim, caso a empresa tenha lucro, o acionista receba uma parte em dinheiro. Esse lucro distribuído é chamado, portanto, Dividendos.

Como é o procedimento da distribuição de dividendos?

Cada companhia tem seu próprio calendário de distribuição. Algumas o fazem apenas 1 vez por ano, outras semestral, trimestral ou até mensalmente.

No entanto, mais importante que a data de pagamento em si, é a data em que o acionista deverá ter o ativo em carteira para ter direito ao recebimento dos proventos – essa data é chamada data com.

- Anúncios -

Também é comum ouvir sobre a data ex, na qual quem compra as ações não tem mais o direito a receber os dividendos.

Vamos ver um exemplo de como isso funciona. Abaixo, temos um recorte de um aviso aos acionistas da empresa TAESA:

Parte do aviso aos acionistas que a TAESA divulgou em seu portal de relacionamento com investidores no dia 19 de novembro

Perceba que no comunicado existem 3 datas:

29 de novembro de 2019 – data do pagamento. É nessa data que serão creditados os dividendos e JCP na conta da corretora em que o investidor possui essas ações.

19 de novembro de 2019 – data com. Quem finalizar o dia 19/11/2019 com as ações na carteira tem o direito de receber os dividendos. No entanto, estes só serão pagos no dia 29.

21 de novembro de 2019 – data ex. Dia 21 é o dia útil seguinte ao dia 19 de novembro. A partir deste dia, quem tinhas as ações da TAESA no dia 19, pode vendê-las sem se preocupar quanto ao recebimento dos dividendos. Pois estes, apesar de só serem creditados no dia 29, foram computados para aqueles que tinham as ações no dia 19. Quem comprar as ações do dia 21 ao dia 29 não receberá os dividendos no dia 29.

Ps. Se você ficou se perguntando “O que são Units?” dá uma olhada nesse artigo aqui

Como os acionistas recebem os dividendos?

Na data com, os dividendos são distribuídos e seu valor é creditado na conta da corretora do acionista, ao mesmo tempo em que este valor é debitado da cotação da ação.

Ou seja, se uma ação que vale 10 reais teve 1 real de dividendo, as ordens antigas relacionadas a ela são canceladas e a ação começa o dia forçadamente no valor de 9 reais, pois, no mesmo momento, são depositados 1 real na conta (da corretora) dos acionistas.

Pode parecer um pouco estranho esse desconto no valor da ação. Mas na prática, o acionista não é penalizado: ele continuará com 10 reais. Só que agora, com 1 real no bolso e 9 reais como ação. E esse 1 real é seu para fazer o que quiser: gastar, comer um pão de queijo, ou comprar mais ações que irão te pagar mais dividendos no futuro.

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui