Renda Fixa e Renda Variável: principais diferenças

0
34
Resultados Diferentes
- Anúncios -

No mundo dos investimentos muito se questiona sobre onde investir: Renda Fixa ou Renda Variável? Qual delas tem maior retorno? E maior segurança? É pra todo mundo? E qual a diferença entre elas?

A principal diferença entre esses dois tipos de investimento é a previsibilidade de sua remuneração: na renda fixa ela já é conhecida e, de certa forma, fixa. No entanto, na variável, os rendimentos não estão atrelados a nenhum tipo de taxa, e, portanto, variam conforme uma série de fatores.

Em outras palavras, enquanto que em renda fixa os investimentos são atrelados a índices mais ou menos constantes, que, então, ocasionam rentabilidades mais ou menos constantes, na variável as rentabilidades podem variar consideravelmente.

Por certo, vejamos a seguir de forma mais detalhada:

Renda Fixa: remuneração previsível

A remuneração das aplicações em Renda Fixa são sempre atreladas a algum tipo de taxa, seja ela pré-fixada ou vinculada a algum índice econômico-financeiro, como IPCA e SELIC.

Em outras palavras, você coloca seu dinheiro em um ativo no qual a remuneração já é, de certa forma, conhecida e o dinheiro tem uma evolução sempre crescente ao longo do tempo:

Evolução patrimonial na Renda Fixa ao longo do tempo

Percebeu que neste gráfico houve uma diminuição na rentabilidade em um determinado período, mas que mesmo assim a evolução patrimonial foi sempre positiva? Muitos títulos de renda fixa tiveram essa queda de rentabilidade devido aos cortes da SELIC, que ocorreram a partir de 2016.

É por isso que, por aqui, preferimos dizer que a remuneração é previsível ao invés de fixa. Porque a rentabilidade dos títulos geralmente está atrelado a um índice econômico.

Um dos índices mais utilizados como referência para remunerar a renda fixa é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Mas, também há outros investimentos atrelados a outros índices, como a Selic e o IPCA, por exemplo.

Ou seja, no caso desses títulos sempre haverá uma rentabilidade conhecida e previsível, mesmo que às vezes esteja em função de algum índice variável.

E se você quiser entender melhor como funciona essa remuneração, leia este outro artigo aqui que te explica tudo!

Renda Fixa: Vantagens e Desvantagens

A previsibilidade desse tipo de investimento é sua maior vantagem. Dessa forma, investimentos em renda fixa são grandes aliados do planejamento financeiro. Sobretudo quando esse planejamento é para o curto prazo: como uma viagem, um carro ou aquela reforma da cozinha.

Outra grande vantagem é a segurança. A maior parte dos títulos de renda fixa, como os CDB, LCI e LCA tem garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito. Nesses casos, se a instituição que deveria te pagar o capital investido mais os juros falir… O FGC te “reembolsa”. Mas atenção! Existem regras e limites para solicitar a garantia.

E, como nem tudo são flores… A desvantagem da renda fixa é a sua baixa rentabilidade. Esse é o preço a se pagar pela previsibilidade e segurança.

- Anúncios -

Mas para aqueles que sabem que “quem não arrisca, não petisca” temos a famosa Renda Variável.

Renda Variável: rentabilidade poder ser mais alta, mas também pode ser menor ou até mesmo negativa

Quando falamos em renda variável, falamos, principalmente de Fundos Imobiliários (FIIs) e Ações. Estes tipos de investimentos se diferenciam bastante dos produtos de Renda Fixa. Aqui, ao invés de emprestar dinheiro a um empreendimento ou instituição, você se associa a ela.

E ao se associar, você ganha o direito de participar (ou seja, de receber) seus lucros. Lucros esses que podem ser MUITO BONS ou quase nada. Ou nada mesmo.

Esse é o primeiro ponto da renda variável: os lucros, que são os dividendos ou os alugueis dos imóveis, variam.

O segundo ponto: as cotações das ações e dos FIIs também variam. Se uma empresa vai bem e lucra bastante, todos vão querer participar dos seus lucros. E para isso, vão precisar comprar ações dela. Quanto mais gente querendo comprar, mais os preços vão subir.

Terceiro ponto: não adianta a empresa ir bem se a conjuntura sócio-econômica do país está ruim. Quando há pessimismo no mercado, as cotações caem. Quando há otimismo, as cotações sobem. E isso às vezes pode nem ter muita relação com os resultados da empresa.

Nossa, mas se é assim imprevisível, será que compensa?

Lembrando, podem variar consideravelmente tanto para cima quanto para baixo, quer dizer, o investidor pode ter tanto ganhos maiores quanto também pode ter grandes prejuízos.

Dessa forma, há chance de maiores ganhos, entretanto, é maior também a incerteza. Esse gráfico nos mostra exatamente isso. Olha quanto a cotação deste fundo de ações variou ao longo do tempo… Veja que em alguns momentos a rentabilidade chegou a ser bem menor que o do CDI (Renda Fixa). Mas que em outros, o ganho de capital foi bem maior!

Comparação da rentabilidade histórica entre o CDI e um fundo de ações

É essa possibilidade de ganhos maiores que acaba compensando os maiores riscos da renda variável. Mas atenção! Antes de começar, entenda que além de saber dos riscos de perder dinheiro, é necessário saber escolher uma ação. E também entender que para minimizar riscos nesse tipo de investimento, o ideal é sempre pensar no longo prazo.

E qual das duas é melhor?

A resposta universal em investimentos: depende

Muita das vezes é interessante justamente ter investimentos tanto em renda fixa quanto em variável. Ter parcela do seu patrimônio investida em renda fixa é uma boa forma de garantir uma reserva de dinheiro. Ao mesmo tempo, ter outra parcela do seu capital investida em renda variável é uma boa forma de obter maiores ganhos.

Lembre-se que nenhuma maneira de investir é melhor do que a outra. A decisão entre um investimento ou outro depende muito das necessidades do investidor, dos seus prazos e objetivos, de seu momento financeiro e momento de vida.

E para quem está procurando conhecimento para aproveitar as vantagens e saber se prevenir das desvantagens de cada uma, convido a conhecer o curso Online de Análise de Investimentos da Ciano e também nosso programa de mentoria.

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui