Rentabilidade em investimentos: Renda e Valorização

2
50
Dinheiro e gráficos
- Anúncios -

Acredito que uma das primeiras coisas que um investidor olha em um investimento é a sua rentabilidade. Afinal, todos nós queremos saber o quanto iremos ganhar, não é mesmo?

Por isso, entender a Rentabilidade dos investimentos é muito importante para a tomada de decisão em qual ativo investir e essencial para a formulação de um bom planejamento.

Rentabilidade é a expressão utilizada para explicar o retorno sobre o capital investido em determinado ativo financeiro. Geralmente, a rentabilidade é expressa em valores percentuais.

Por exemplo, se você investir R$1.000,00 e, no final de um determinado período de tempo, obtiver um retorno de 250 reais, isso significa que você teve uma rentabilidade de 25% sobre esse investimento e agora o seu capital é de R$ 1.250,00.  

Dessa forma, A Rentabilidade indica o quanto de renda ou o quanto de valorização você terá de retorno por ter realizado esse investimento.

Renda

Podemos entender a renda como a remuneração por ter realizado o investimento, portanto, como a geração de dinheiro.

Exemplificando: renda pode ser juros recebidos por um título de renda fixa ou de tesouro direto; o aluguel de um imóvel ou o rendimento de um fundo imobiliário; ou até mesmo a participação dos lucros de uma empresa.

Renda Fixa e Renda Variável

No mercado financeiro, existem dois principais tipos de investimento: Renda Fixa e Renda Variável.

Em Renda Fixa, os investimentos funcionam como um empréstimo do seu dinheiro ao emissor dos ativos, como bancos ou o governo ou outras empresas. Nessa caso é fácil estimar a rentabilidade dos investimentos, porque o retorno obtido é determinado por taxas de juros que incidem sobre o capital aplicado.

Em Renda Variável, ao contrário, não há a previsibilidade de ganhos. Isso, pois, os ativos de renda variável são frações na participação de um negócio, como empreendimentos imobiliários ou empresariais.

Sendo assim, a remuneração é dependente de um bom resultado do negócio e, portanto, é imprevisível.

- Anúncios -

E essa renda é variável em dois aspectos: na renda proveniente da participação nos lucros, e na valorização das próprias ações e cotas.

Em primeiro lugar, a remuneração dos ativos em renda variável pode acontecer por meio dos dividendos e dos JCP de empresas ou de rendimentos de Fundos de Investimento Imobiliários.

Em segundo lugar, as cotações dos ativos de renda variável são precificadas segundo as expectativas dos investidores em relação ao resultado dessas empresas ou fundos. Ou seja, os ativos no mercado de renda variável são voláteis em seus valores.

Como não há previsibilidade da rentabilidade, as aplicações de renda variável oferecem menor segurança. Em vista disso, espera-se que esses investimentos tragam maiores retornos para compensar as incertezas e os riscos.

Valorização

A valorização consiste no ganho de valor do ativo, portanto, na sua geração de valor.

Valorização é aumentar o preço do seu ativo, de tal forma que: pode ser a valorização de um apartamento, a valorização de uma empresa, a valorização do dólar, ou a valorização de ações.

E algo que podemos dizer em relação à valorização é que ela acompanha os resultados da empresa. E tenha em mente que o retorno desses resultados ocorrem no longo prazo!

Primeiramente porque uma empresa só divulga suas demonstrações financeiras a cada trimestre. Ou seja, só há condições de se verificar qualquer alteração nos resultados de 3 em 3 meses. Segundo que, investimentos em produtividade costumam levar bem mais tempo que isso para começar a dar retorno.

No Longo Prazo….

É por isso que, ao se pensar em valorização significativa de ações, e principalmente em dividendos… Devemos visar o longo prazo. Aumento de receita e, consequentemente de lucro, levam tempo!

Mas certamente, é preciso saber escolher empresas que, no longo prazo irão crescer e prosperar, ou manter um nível baixo de crescimento mas já com certa solidez e segurança. Para isso, os investidores precisam aprofundar nos estudos de análise fundamentalista.

- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui